13 agosto 2007

Anthony Howard Wilson (20/02/1950 – 10/08/2007)

Poucos dias depois em que decido finalmente ver o grande filme "24 Hour Party People", em que Steve Coogan interpreta Tony Wilson, este grande senhor morre com um ataque cardíaco a 10 de Agosto de 2007.



Tony Wilson foi uma personagem incontornável na História da música, nomeadamente da revolucionária música punk rock Inglesa. Um dos fundadores da mítica "Factory Records", em que fora representante de bandas como Joy Division (após a morte de Ian Curtis passou para New Order), Happy Mondays, A Certain Ratio, The Durutti Column, entre outras.

Foi também jornalista, na Granada Television e BBC, e apresentador de rádio. E claro, dono da lendária discoteca de Manchester "Hacienda" onde nasceu a música de dança e em que o papel do DJ como protagonista principal foi descoberto.

Era também conhecido como "Mr. Manchester" devido ao seu esforço incansável a promover o status cultural da cidade industrial de Manchester.

Há quem diga que Joy Division e, nomeadamente, Ian Curtis, foram moldados para exprimir todos os sentimentos mais profundos de Tony Wilson.

Tony Wilson R.I.P.