13 março 2007

Um pouco de “inventaço”? Vamos lá!

Para que serve a buzina do carro? Serve para fazer barulho! Para poluir! Por tudo e por nada. Talvez porque o senhor Silva ia demasiado lento ao passar na passadeira. Ou talvez porque a senhora José tremeu ao volante e nós temos que a avisar que fez um erro, na nossa condição de “semideus”. Ou então porque Portugal ganhou o Europeu e temos que avisar os outros que estamos contentes, ao fazer barulho pela estrada fora. A verdade é que a buzina é uma das coisas mais bizarras que já se fizera num carro. Põe o condutor logo à partida, no papel de Juiz e Réu. E não só, dá-lhe o direito de berrar sem gastar as cordas vocais. Basicamente foi feita para dizer ao cliente: “Pode fazer barulho quando bem lhe apetecer! Em vez de gritar nos ouvidos de alguém, pode simplesmente carregar a fundo na buzina!”. Que maravilhoso! No entanto, ao apitarmos estamos sempre sujeitos a sermos apitados. Aí já é diferente! “Como é que aquele filho da !”#$%&/ se atreve a apitar-me?!”.
As pessoas fazem da estrada um ringue, no qual, nós próprios podemos estar sujeitos a entrar nele como lutadores involuntariamente. Deveria existir um respeito pelo próximo, nem que seja, cada condutor ter mais calma a conduzir. Se estás atrasado ou stressado, a culpa é tua! Não é da pessoa que vai à tua frente. E erros... quem não os comete? Somos humanos! Façam um teste, em que a partir de agora deixam de utilizar a buzina. É possível! Eu raramente a utilizo. Só mesmo se for para afastar um cão da estrada ou algo do género. Tentar ser um pouco mais civilizados e respeitar o próximo. Será assim tão difícil? Parece que em Portugal chega a ser impossível para a maioria das pessoas.

Lembrei-me de escrever sobre a buzina, depois de no outro dia ver um velhote com a sua bengala, a passar na passadeira com bastante dificuldade e a ser brutalmente buzinado por outro carro. Isto fez-me pensar... Se nem temos respeito por pessoas com dificuldades, como o teremos por pessoas sem essas mesmas dificuldades?

2 Comments:

Blogger RD said...

Estás mais coberto de razáo que o bolo de chocolate que a minha mäe faz e que é devorado em menos de uma tarde!

O prblema, caro colega, é que tudo isso se deve a uma crescente falta de educaçäo das pessoas. Tu e eu temos basicamente a mesma idade e por isso mesmo devemos criticar a nossa geraçáo, táo pródiga nesse tipo de atitudes. Mas, claro, como em tudo na vida, há gente pouco cívica em tdoas as faixas etárias... E se é verdade que os mais jovens (da casa dos 30 para baixo) säo frequentemente pouco educados, näo é menos verdade que a responsabilidade disso recai, em grande parte, sobre os papás dessa gente. Mas näo vamos desculpá-los assim täo facilmente! Pois seu um pastor perdido no meio do mente é capaz de se auto-educar através das leituras, apesar de quase näo ter ido à escola, nós também somos capzes de comprrender melhor os outros e as suas dificuldades. Basta querermos! Eu amo o meu país com todos os seus defeitos e qualidades e penso que o seu futuro depende, basicamente, da educaçáo que formos capazes de dar à nossa gente.

15:39  
Blogger João Francisco said...

Gosto de bolo de chocolate!

22:56  

Enviar um comentário

<< Home