16 maio 2006

Sou o rei do "divaganço"!

Numa coisa que sou bom é arranjar problemas onde não existem! Consigo inventá-los e bem! Tenho orgulho nisso! Sempre que existe uma coisa bastante calma e estável na minha vida, é uma coisa que não dura muito... Nunca percebi bem porquê. Gosto de pensar que isso faz parte da minha personalidade... Mas não sei se o problema não será mais fundo. Para o pessoal que se sinta afectado por mim, peço desculpa! Não é minha culpa, é a minha personalidade! (É mais fácil de justificar algumas cenas que acontecem).

Num país como o nosso fico triste ver que ainda há muita hipocrisia, racismo, xenofobia e mais outras coisas que apenas servem para alimentar o ódio (Como por exemplo julgar uma pessoa pelo que veste ou faz ou pensa). Tenho pena de ver que há pessoas muito limitadas ao ponto de não verem o mal que dizem e fazem. Eu sou católico, no entanto tenho a consciência que muita gente católica é assim... Algumas (e não poucas) pessoas que se dizem católicas, são as que mais odeiam! Além do ridiculo destes comportamentos, o mais grave é que se odeie outras pessoas apenas pelo que aparentam, pelo seu exterior... O mais giro é que estas pessoas recusam sempre este ódio e tendem a relativizá-lo... Bem visto as coisas, não é muito giro! As pessoas neste país não percebem que comportamentos de ódio são maus em si e não porque é politicamente correcto não os ter. Eles além de serem maus, não podem ser desprezáveis... Nunca olhar para o lado. Muitas vezes dou por mim e não digo nada a certos comentários e atitudes... O que será que se deve fazer? Combate-los de frente apesar de afastar muitas das pessoas que estão à nossa volta? É grave pessoas com uma certa educação e conhecimento pensarem assim... A indiferença levou a humanidade ao Holocasto... Levou a humanidade ao genocídio no Ruanda... Levou a humanidade à guerra no Iraque e às torturas dos EUA... Levou a humanidade à limpeza étnica na ex-Jugoslávia...
O ódio continua e continua... Basta olhar para o número crescente de pessoas em grupos nazis e xenófebos. Basta olhar para os comentários de algumas pessoas que nos rodeam... Para muito mais... Basta!
O ser humano erra e não aprende com os erros! "Nunca me acontecerá a mim!". "Não, neste país nunca!". "Aprendemos com os erros!".
Penso que temos que ter todos consciência que os erros de ontem serão os erros de outros amanhã... Para não errar, há que se ter consciência que se poderá errar... Há que prevenir...


Ultimamente tenho tido pesadelos todas as noites... Já tenho medo de ir durmir... Não sei o que fazer! Espero que isto passe... Pode ser que o trabalho que ai vem cure. Até lá, a quem chegou a ler isto que estou a escrever agora (Basicamente devo ser apenas eu), espero que esta conversa do ódio tenha feito sentido. Vamos amar e não odiar!





Foto tirada por mim no Chiado... Representa a indiferença de todos nós face à pobreza.