30 março 2007

“O charuto... é algo que exige respeito. Apela a todos os sentidos, a todos os prazeres, ao olfacto, ao gosto, ao tacto, ao olhar... Um bom charuto encerra a promessa de uma experiência de puro deleite.” Zino Davidoff

“Fumar é humano; fumar charuto é divino.” Anónimo

“Não me peçam para descrever os encantos do sonho ou êxtase contemplativo em que o fumo de um charuto nos mergulha.” Jules Sandeau (Romancista francês)

“Sublime tabaco, que de leste a oeste alegras o trabalho do marinheiro e o repouso do turco.” Lord Byron

“No que aos charutos diz respeito, há muitas superstições. E a principal é a de que existe um padrão ideal, quando nada podia ser menos verdadeiro. A preferência individual é o único padrão aceitável, o único que pode reger a conduta de cada um. Nem um congresso de todos os apreciadores de tabaco conseguiria escolher um padrão que o vinculasse a si ou a mim, ou sequer influenciasse a nossa escolha.” Mark Twain (1893)

“Tenho por norma nunca fumar mais do que um charuto de cada vez.” Mark Twain (No seu septuagésimo aniversário, tendo sido aconselhado a fumar menos.)

“Saber fumar significa recuperar ritmos esquecidos, restabelecer a comunicação com o nosso ser interior.” Zino Davidoff

“Aquele que não fuma, ou nunca conheceu grande pesar ou recusa a si mesmo o mais doce dos consolos, só comparável ao dimana dos céus.” E.G. Bulwer-Lytton

“Do que este país precisa é de um bom charuto de oito cêntimos.” Thomas Marshall (Vice-presidente dos Estados Unidos, 1919)

Livro: “Guia internacional de Charutos - A selecção na arte de bem fumar.” Jane Resnick