28 março 2007

"A minha vida e as minhas experiências com a verdade" Mohandas K. Gandhi

"Há coisas a nosso respeito que só Deus e nós mesmos sabemos. São factos que não revelamos a ninguém. Os que narrarei aqui não são dessa natureza. São acima de tudo vivências de natureza espiritual e também moral, pois a essência da religião é a moralidade.
(...)
Se fosse discutir apenas princípios académicos, certamente não estaria a tentar escrever uma autobiografia. Como o meu objectivo é fazer um relato das aplicações práticas desses princípios, dei-lhes o título de A História das Minhas Experiências com a Verdade. É claro que aqui estarão incluídas as minhas experiências com a não-violência, o celibato e outros princípios de conduta considerados distintos da verdade.
(...)
É muito doloroso e torturante perceber-me tão distante do Criador, aquele que é meu Pai e governa cada sopro da minha vida. Sei muito bem que são os sentimentos primários que carrego dentro de mim que me mantêm tão afastado d´Ele. Mesmo assim, não consigo evitá-los."

M. K. Gandhi
Ashram de Sabarmati
26 de Novembro de 1925

O livro que começei a ler!