28 agosto 2007

"There is only one way to save oneself the trouble of interpreting "The Trial": not to read it" Erich Heller

"Não tenho qualquer interesse literário, mas sou feito de literatura" Fraz Kafka, Cartas a Felice

"Die Welt hat sich nicht um den lebenden Kafka gekummert - sie kummert sich schon gar nicht um den toten, (...)" Hackermuller

27 agosto 2007

Chove a leste num dia de Verão...
Num dia em que eu estava bastante distante da Terra que me viu nascer e crescer. Chovia como se alguém, estupidamente, lamentasse a minha distancia. Nuvens negras encobrem os céus que pairam sobre mim. Os corvos que marcham nele, gritam a plenos pulmões, a avisarem que algo de muito grave está a caminho. As trevas estão a apoderar-se do campo de batalha. O Mundo virara escuro. Virara feio. Virara azedo...
Caminho por entre castelos e muralhas de tempos longínquos, sem qualquer armadura para proteger o meu frágil corpo. À medida que marcho, encontro cavaleiros errantes, desesperados, à procura da sua espada à muito perdida. Ao contrário deles, eu não perdera a minha! Empunho-a bem alto, pois amarrara-a, com toda a força, ao meu punho. Decidira no entanto, não usar qualquer armadura e, deixar assim, o meu coração a descoberto, para que alguém com más intenções, o pudesse trespassar sem qualquer obstáculo e dificuldade.
Com uma cortina de chuva a cair ininterruptamente sobre mim, reparo que uns passos mais à frente, no passeio onde estou, encontra-se um fantasma. Ele segura uma placa que indica um restaurante de 3ª classe à sua direita. O cigarro que fuma é protegido pela viseira da sua armadura. A sua única arma é o tédio e ele, orgulhoso, sempre afirmou que nunca a perdera... E que espada bem pesada e poderosa! Rosna comigo à minha passagem numa língua que não é a minha. Com um ligeiro aceno com a cabeça, cumprimento-o e ele continuou com a sua missão interminável.
Não pude deixar de reparar no aquário central do restaurante do velho. Seres vivos produzidos em série esperam a hora da sua morte num ambiente mágico. Estão todos numa pista de dança com luzes psicadélicas e com um som de risos surdos por trás. Foram privados à muito das suas poderosas armas e, tudo o que lhes resta é esperar que alguém decida saciar o seu paladar. Mesmo estes seres, no seu campo de concentração personalizado, gozam de abundância. Não há fome para nenhum deles. No entanto, tal como todos os outros seres existentes, o seu destino é engordar para depois servirem de prato a um outro gordo qualquer. O Universo passara da lei da selva para a lei dos gordos. Quem domina é o gordo com a boca maior. E a culpa é de um macaco que resolveu dominar o fogo.
Continuo a caminhar por entre este vale de sombras. Por entre este vazio. A cidade preenche os céus e todo o horizonte. O chinfrim, que me assalta aos ouvidos, tem algo de profundamente melancólico e trágico. Algo de triste. Uma cidade que desde sempre cavalgara a toda a velocidade sem sentido. Apenas com o intuito de progredir. Os velhos foram ultrapassados! Mais nada faziam senão assistir a esta peça teatral que se deparava diante dos seus olhos. Como uma caravana cigana que passava a todo a vapor por eles. Os velhos deixaram-se de se preocupar... Assistiam sem qualquer reacção ao apocalipse! Deixavam de fazer sentido neste mundo. Triste fado este, em que os novos são os detentores da sabedoria e os velhos aqueles que nada sabem. Uma existência dedicada à correria. Ao efémero. Uma existência dedicada à abundância material e à satisfação sensorial. Sensores sempre activos! Para sentirem tudo o que passa e o que treme. O que treme é decapitado! O que hesita cai no abismo.
Esta marcha sem sentido continuou durante todo o dia, até que no final, dei-me por vencido. Desisti e fui para casa. Para os abraços quentes e acolhedores daqueles que nunca me deixaram ficar mal.

23 agosto 2007

"Cada povo é o que é, mesmo antes de o ser." Agostinho da Silva

15 agosto 2007

"O problema decisivo da Humanidade parece-me consistir no seguinte: se a evolução cultural conseguirá dominar, e até que ponto, a perturbação da convivência provocada pelos instintos humanos de agressão e autodestruição.Quanto a isto, talvez a época actual mereça especial interesse.
Os homens adquiriram um tal controle sobre as forças da natureza que, com a sua ajuda, não teriam dificuldade em exterminar-se uns aos outros, até ao último homem. Sabem isso, e daí grande parte do seu desassossego actual, da sua infelicidade e da sua ansiedade. Resta-nos esperar que o outro dos dois "Poderes Celestiais", o Eros eterno, faça um esforço para se afirmar na luta contra o seu também imortal adversário. Mas quem pode prever com que sucesso, e com que resultado?" Sigmund Freud

13 agosto 2007

Anthony Howard Wilson (20/02/1950 – 10/08/2007)

Poucos dias depois em que decido finalmente ver o grande filme "24 Hour Party People", em que Steve Coogan interpreta Tony Wilson, este grande senhor morre com um ataque cardíaco a 10 de Agosto de 2007.



Tony Wilson foi uma personagem incontornável na História da música, nomeadamente da revolucionária música punk rock Inglesa. Um dos fundadores da mítica "Factory Records", em que fora representante de bandas como Joy Division (após a morte de Ian Curtis passou para New Order), Happy Mondays, A Certain Ratio, The Durutti Column, entre outras.

Foi também jornalista, na Granada Television e BBC, e apresentador de rádio. E claro, dono da lendária discoteca de Manchester "Hacienda" onde nasceu a música de dança e em que o papel do DJ como protagonista principal foi descoberto.

Era também conhecido como "Mr. Manchester" devido ao seu esforço incansável a promover o status cultural da cidade industrial de Manchester.

Há quem diga que Joy Division e, nomeadamente, Ian Curtis, foram moldados para exprimir todos os sentimentos mais profundos de Tony Wilson.

Tony Wilson R.I.P.

11 agosto 2007

Comparo a vida a um dia de escola.

No início quando chegamos à escola choramos pela partida do nosso Pai, no entanto, passado algum tempo já não nos lembramos que ele sequer existe. O nosso Pai é evocado em fracas memórias ao longo de todo o dia. E às vezes gritamos em plenos pulmões pelo Pai. No entanto, no final deste dia, quando nos vêm buscar, o que realmente interessa é o que fizeste com o teu dia de aulas. O que aprendeste e as experiências que tiveste com os teus amigos e professores. No final do dia o que interessa é dares um beijo ao teu Pai e ires para a tua acolhedora casa onde poderás finalmente descansar de todos os problemas.



Amanhã será um novo dia.

07 agosto 2007



Joy Division


O nome da mítica banda veio do romance histórico, com o nome de "House of Dolls", do escritor Yehiel De-Nur. Neste livro Joy Division (Divisão da Alegria) é o nome dado para a área onde as mulheres judias são mantida prisioneiras para servirem sexualmente os oficiais nazis.

04 agosto 2007

"Os homens hesitam menos em prejudicar um homem que se torna amado do que outro que se torna temido, pois o amor quebra-se, mas o medo mantém-se." Nicolau Bernardo Maquiavel

01 agosto 2007

Michelangelo Antonioni (1912- 30 Julho de 2007)


Ingmar Berman (1918-30 de Julho de 2007)



"Em 12 horas, o cinema perdeu dois dos seus maiores e singulares autores (...)" in Público